O senador Roberto Requião (PMDB-PR) disse que gostaria de ver instalada na próxima semana a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) encarregada de investigar as irregularidades, a ineficiência e os preços de tarifas do transporte coletivo urbano. A Secretaria Geral da Mesa confirmou no início da madrugada desta sexta-feira a criação da CPI do Transporte Público.
Requião esclareceu que embora a CPI tenha como tema o transporte urbano, o foco da comissão será o sistema de ônibus urbanos. Deverão ser analisadas as condições desse sistema preferencialmente nas cidades com mais de 200 mil habitantes.
Ainda que a CPI não comece a funcionar em dezembro, a intenção do senador é que os técnicos trabalhem já durante o recesso parlamentar para elaborar o plano de atividades. No entender do parlamentar, vários fatores levam à fixação de tarifas que ele considera altas: vícios em processos licitatórios que inibem a concorrência; falhas na condução dos contratos; e falta de publicidade das planilhas de custos que permitiriam uma avaliação correta da relação entre as despesas e as tarifas.
*Com informações da Agência Brasil
"